4.22.2009

A importância da cor nos scraps

Hoje vou falar um pouco sobre a importância do uso da cor no resultado final dos nossos layouts de scrap.Tentarei passar para vocês um pouco dos conceitos usados diariamente na minha vida profissional, já que sou arquiteta de interiores e lido sempre com definição de cores e combinações nos meus projetos.E para mim a escolha correta das cores é peça fundamental no sucesso de um projeto, seja de arquitetura ou de design.

A COR

A cor é percebida através da visão.Quando nos deparamos com ela um estímulo é enviado a retina e de acordo com sua intensidade os cones fazem a decodificação transformando esse estímulo em uma percepção específica.Elas despertam nossos sentidos e influenciam nosso dia a dia.

Vibram, relaxam, aconchegam e inspiram as emoções.

Por isso, ao definirmos as cores, seja num projeto de arquitetura ou num projeto de design (scrap), é preciso ter em mente ANTES da estética, uma coisa muito importante, a resposta emocional a cor.

Essa resposta emocional a algumas cores dentro da nossa cultura ocidental já está bastante assimilada. Segue alguns exemplos:

- Vermelho: fogo, energia, alegria, amor, paixão, quente-
-Azul: harmonia, monotonia, calmo, estável, frio-
-Verde: natureza, primavera, boa sorte, riqueza-
-Amarelo: alegria, otimismo, felicidade-
-Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, desejo-
-Laranja: energia, criatividade, otimismo-
-Branco: pureza, paz, simplicidade-
-Preto: seriedade, mistério, formalidade, morte-
-Castanho: sólido, rústico, peso, aspereza, frio-
-Pastel: feminino, delicadeza, sensibilidade

Então ao definirmos a nossa paleta de cores para um projeto de arquitetura ou para nossa página de scrap devemos levar em conta os seguintes fatores:

- O que queremos trasmitir ao cliente? Alegria, formalidade, sofisticação, formalidade?
- Qual sensação você espera que o cliente sinta ao se deparar com seu projeto?

DICAS LEGAIS
- O texto deve ter sempre o maior contraste possível com o fundo escolhido;
- Não use combinações de cores inusitadas sem saber o efeito que elas causam. O que parece legível para você pode ser extremamente cansativo para os outros.
- Se você está começando e tem ainda muitas duvidas na hora de fazer composições e arranjos use esse escolhedor de cores que é super completo.Dá pra escolher um esquema monocromático, com cores complementares e níveis de contraste, além de prevenir combinações ineficientes.
E lembre-se… Seguir a risca essas recomendações não garantem um design atraente e bonito.Sempre há um espaço enorme para a criatividade artística não é mesmo ?Então é bom usar o bom senso.
Espero que tenham gostado !

por Malu em June 13th, 2007

Leia na íntegra :

http://scrapblog.com.br

Nenhum comentário: